Você já se fez essa pergunta: diante de tantas mudanças, como será o comportamento e o futuro dos profissionais e empreendedores?
Um aspecto importante a se analisar é que o modelo de trabalho convencional – onde os escritórios são fixos, distante e com o famoso “bate ponto” – já está se modificando.
O modelo: você é dono do seu tempo, da sua rotina, ou seja, autogestão, já está sendo adotado por muitos profissionais e muitas empresas já estão de olho nesse formato super econômico.
Trabalhando em home office ou em um ambiente compartilhado (coworking), a empresa economiza com o funcionário, e para quem é um profissional liberal, nem se fala. O fator econômico é muito expressivo.
Um exemplo claro de que o mundo está mudando é a inteligência artificial, que chegou com tudo na era digital. Para acompanhar toda essa mudança, o profissional do futuro terá que repensar não só no formato de trabalho convencional mas na forma de como adaptar seu negócio à essas novas tecnologias.
Calma! É possível enxergar o futuro e se adaptar à ele sem ter que perder noites de sono. Deixei aqui algumas sugestões para você ficar atento:
Conteúdos
1 – Invista em conhecimentos
Mesmo que você seja o mestre naquilo que faz, invista sempre em conhecimento. O mundo mudou de alguns anos para cá, aceleradamente, e um profissional de foco em resultados, tem que acompanhar essas mudanças. Os avanços tecnológicos, a forma de abordagem com clientes, fornecedores, o feedback, tudo isso é preciso ser revisto e analisado e se precisar, vamos tentar nos adequarmos à tendência do novo mercado.
2 – Seja criativo
Um profissional de futuro é aquele que está sempre inovando. A criatividade é uma habilidade que todo empreendedor busca em um colaborador. Não adianta também ter ideias boas e não colocá-las no papel, em prática. O processo criativo solicita isso, novas ideias, novas conquistas. Faça dessa habilidade uma super ferramenta para você se destacar no mercado e sair na frente.
3 – Trabalhe sua autoconfiança
Não adianta se preocupar com tantas habilidades profissionais se você não trabalhar sua autoconfiança. É importante ser criativo, um profissional conhecedor do segmento em que trabalha se não acreditar em si mesmo. Por isso, trabalhe sua autoconfiança, potencialize isso dentro de você que todas as outras habilidades serão maximizadas também. Bons líderes de equipe possuem autoconfiança elevada. Pense nisso!
4 – Seja proativo
Tanto para um colaborador de equipe, quanto um empreendedor, ambos precisam ser proativos. A proatividade faz com que o serviço seja rápido e eficaz. É possível você controlar o seu dia com atitudes proativas, ou seja, antecipar problemas, encontrar soluções mais rápidas. Um indivíduo proativo previne, antecipa para não ter que remediar depois. Por isso, comece agindo e pensando rápido para não perder tempo e desgastes, solucionando questões ou em converter seu cliente.
5 – Seja flexível
Num mundo onde tudo tem mudado rápido, os clientes estão também cada vez mais exigentes. Para o profissional do futuro, essa habilidade é não menos importante. Ter flexibilidade na hora de fechar um negócio ou lidar com a equipe de trabalho é de extrema importância. Num mercado tão acirrado, se você não for flexível, pode correr o risco de perder excelentes negócios ou oportunidades.
6 – Cuide de seu networking
Em pouco tempo estamos acompanhando o quanto as redes sociais são usadas, tanto para o social, quanto para o e-commerce. Seu networking é o bem mais precioso que você tem, por isso, cuide de conservar e ampliar sua rede de contatos. Quem trabalha com produtos ou prestação de serviços, um bom networking é garantia de sucesso. Uma dica para aumentar seu networking é procurar interagir com pessoas, manter contato com elas sempre, não só por interesse relacionado à negócios. Uma boa ideia é o formato coworking. Ele é o ambiente ideal para fazer novos amigos, novas parcerias de negócios. O Linkedin também é uma ótima rede de relacionamentos pois lá estão vários profissionais que poderão ampliar ainda mais sua rede de negócios.
7 – Esteja no controle
No perfil do profissional do futuro cabe mais essa habilidade e exercício diário: esteja no controle do seu negócio! Muitos profissionais se perdem quando partem para uma iniciativa de negócio independente. O financeiro e o administrativo fica por sua conta. E não só isso! Planejamento, estratégia, negociação, fechamento e recebimento de uma venda ou comissão. É importante que você tenha essa mentalidade de que o sucesso do seu negócio depende muito de você e não só do mercado. Não adianta montar um negócio, alugar um escritório compartilhado e não enxergar a atual situação da sua empresa. E isso tem que ser feito diariamente.
8 – Invista em qualificação
Fazer cursos de atualização, treinamentos, se qualificar é uma “boa pedida” para quem quer se destacar no futuro e acompanhar os avanços no mundo dos negócios. No futuro, acredito que encontraremos mais profissionais que se destacam profissionalmente, profissionais capacitados para potencializar suas ideias, encontrar soluções e se adaptar no mercado. Cada vez mais pessoas tem investido não só em qualificações profissionais, mas também na inteligência cognitiva, emocional. Indivíduos capazes de tomadas de decisões assertivas. Cursos de gestão, de capacitação, PNL, mindfulness estão sendo cada vez mais procurados entre empresas, empreendedores e funcionários.
Profissional do Futuro e Coworking
Nem precisamos elencar mais nenhum benefício para um profissional quando o assunto é ambiente compartilhado, não é mesmo?!
São inúmeras as vantagens e benefícios, tanto para sua comodidade, quanto para seu negócio:
- Networking
- Economia
- Comodidade
- Design moderno
- Ambiente multidisciplinar
- Soluções de espaço
- Praticidade
- Espaço funciona e bem equipado.
E aí? Gostou do nosso artigo?! Acredita que seja um profissional que consiga acompanhar e promover para si mesmo todas as habilidades para se tornar o profissional do futuro? Então, junte-se a nós para caminharmos juntos para o sucesso.
Ah! E não se esqueça de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais.