Você sabe o que é procrastinar? Então me siga neste artigo que você vai descobrir se é um procrastinador.
Você está “até o pescoço” de trabalho para entregar com prazos determinados. Ao invés de se dedicar às tarefas você começa a deixar para depois e vai “enrolando o tempo”. Começa a se entreter com as redes sociais, visita um site, lê uma notícia, se distrai abrindo sua caixa de e-mail, ou seja, as tarefas vão ficando de lado e de repente você se pega procrastinando, ao invés de trabalhar.
De acordo com o Wikipédia, procrastinação “é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em estresse, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas psicológicos ou fisiológicos”, ou seja, quem procrastina está evitando realizar as tarefas que lhe foram dadas.
Este termo pode ser novo para muitos, mas a prática não é. A atitude de procrastinar é tão habitual no dia a dia de vários profissionais que eles não percebem que agem assim. Desperdiçam o tempo livre e adiam as tarefas mais importantes até que seja tarde demais e começam a entrar em pânico, correndo contra o tempo.
Muitos passam anos e anos tentando sair desse mau hábito, mas repetem diariamente as atitudes de atrasar as tarefas, adiar entregas, deixar para o último momento ou quando não puder mais postergar os compromissos. Isso faz com que o desempenho não melhore nunca e não obtenha resultados mais satisfatórios.
Quer sair desse ciclo vicioso que impacta tanto sua vida? Então me acompanhe nesse artigo que vamos falar exatamente sobre como fugir da procrastinação, dar um novo sentido para sua rotina e se tornar um profissional mais assertivo e de sucesso:
Conteúdos
DICAS DE COMO EVITAR A PROCRASTINAÇÃO
1 – Divida a tarefa em várias partes
Um dos motivos que deixamos nosso trabalho para depois é porque, inconscientemente, pensamos – às vezes erroneamente – que somos incapazes de realizar o trabalho ou tarefa. Uma boa ideia é dividir o trabalho em partes e começar! Concentre-se em cada parte primeiro.
Se mesmo depois da divisão você ainda encontrar dificuldade de executá-la, ou seja, procrastinar, faça uma subdivisão dessa tarefa, até que você consiga. Devagar você vai eliminando, passo a passo e, surpreendentemente tudo fica muito simples e fácil. Foque em cada etapa distinta e vá para a próxima. O importante é começar!
2 – Mude de ambiente
O ambiente é um fator que impacta diretamente na produtividade de qualquer pessoa. Por isso vários profissionais que trabalham em “home office” tem optado pelo ambiente compartilhado – o Coworking. No formato home office você precisa ser muito disciplinado, não vale levantar e trabalhar de pijama. Isso não é postura de um profissional. Além do mais, pode pintar uma vontade louca de voltar para a cama e dormir mais um pouco. Ninguém está de olho mesmo. Por isso, comece prestando atenção na sua mesa de trabalho, se seu quarto está com a cama arrumada. Não deixe o clima e aconchego do lar tirar o seu foco na execução das tarefas.
Esse é um dos grandes motivos que muitos profissionais procuram escritórios compartilhados para o trabalho. São várias as vantagens em trabalhar em espaços assim. Ambiente com profissionais de diversas áreas com possibilidade de interação e contato com pessoas, aumento do seu networking. Mesmo sendo um profissional autônomo, o ambiente colabora para a não procrastinação.
Agora! Se você perceber que mesmo num ambiente onde existem pessoas que estão em busca do mesmo resultado que o seu, de sucesso, de evolução pessoal e profissional, que não está encontrando inspiração nenhuma para o trabalho, então é hora de tentar descobrir o que está te deixando sem estímulo e mudar a estratégia.
3. Crie uma lista de tarefas com prazos
Trabalhar com apenas um prazo para finalizar seu trabalho é quase certo como pedir para entrar na procrastinação. Dá a impressão que temos muito tempo e vamos postergando o trabalho.
A melhor maneira é dividir as tarefas, como falamos na dica 1, criando um cronograma para os prazos. Dessa maneira, você saberá e se cobrará no tempo e data a entrega de cada tarefa. É preciso que esse cronograma seja arrojado para criar o hábito de ação. Estabeleça metas diárias, semanais e mensais e realize dentro da data definida para não adiar nenhum objetivo.
4 – Faça um balanço
Ao final de cada proposta de não procrastinar, seguindo as sugestões 1, 2 e 3, liste em sua agenda tudo o que foi realizado e o que falta ainda para realizar. Verifique o que você deixou de fazer, o que foi entregue ou finalizado com atraso e o que você colocou em “stand by”. Identifique as razões pelas quais você não finalizou aquela tarefa e tente colocar mais energia nelas e pare de procurar desculpas. Pense em como você estaria se tivesse finalizado todas as tarefas, qual seria sua sensação? Com certeza seria muito melhor ficar livre de ansiedades, de pressões e viver uma sensação de realização, de muito mais energia.
Não deixe que a procrastinação tome conta da sua vida, te roube energia e traga ansiedade. Supere ela com sucesso. Pare de exigir tanto de você, não espere que saia tudo tão perfeito. Comece a fazer! Se gostou de nosso artigo, compartilhe em sua rede social.