Antes de mais nada, vamos entender qual o significado de endomarketing. Uma eficiente estratégia para promover a integração dos colaboradores e departamentos de uma empresa, com o intuito de fazer com que todos se sintam valorizados e importantes dentro de uma organização ou de um ambiente compartilhado.
O quadro demográfico das equipes de trabalho está mudando. Cada indivíduo tem estado mais atento sobre a postura de sua equipe. Cada vez mais os colaboradores e colegas de equipe tem menos tempo para a política do bom relacionamento. Trabalham de forma diferente e precisam de ferramentas que possam configurá-los para o sucesso desse novo ambiente, no qual a comunicação e relações internas desempenham um papel mais importante do que nunca: no alinhamento de pessoas com objetivos comuns.
Isso certamente se aplica à nova vida profissional. Os colaboradores querem entender suas metas, conhecer os planos para chegar lá e estar confiantes sobre o valor de suas contribuições para esses planos. Todo profissional quer se sentir valorizado, ouvido e se sentir parte da equipe. Isso é especialmente verdadeiro para a essa nova geração que depende muito de feedback e interação. Uma prova disso é a era da rede social. As pessoas estão acostumadas a um fluxo constante de curtidas, compartilhamentos e comentários.
O endomarketing não se limita a mostrar à equipe seus objetivos. Ele também inclui a visualização das ações que cada pessoa pode tomar para contribuir. Por exemplo, é altamente eficaz e motivador postar e compartilhar regularmente informações sobre o que uma equipe ou uma empresa alcançou. Atingir metas definidas aumenta a sensação de trabalho em equipe e progresso. Crie ótimos objetivos SMART: específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunos.
Conteúdos
Ambiente: orientado para o propósito
73% dos funcionários que dizem trabalhar em uma empresa “orientada para o propósito” estão envolvidos, em comparação, com apenas 23% daqueles que não o fazem. Além disso, uma recente pesquisa global de 26.000 membros do LinkedIn, realizada pela empresa de pesquisa Imperative, descobriu que 73% de seus participantes querem uma carreira na qual sintam que seu trabalho é importante
Um sistema interno de comunicação que funcione bem pode motivar os funcionários a trabalhar em prol de objetivos comuns. Ao deixá-los entrar no “porquê”, as empresas podem envolvê-los significativamente no “o quê”.
Permaneça no controle da mensagem e sua origem
A equipe nunca deve tomar conhecimento de notícias importantes da empresa de uma fonte externa, mas ter notícias e informações facilmente acessíveis em canais móveis a qualquer hora e em qualquer lugar. A única maneira de lidar com isso é aprender a igualar e até ultrapassar essa velocidade externa e a disponibilizar prontamente pontos de vista internos – não apenas em momentos de crise, mas também em operações do dia a dia.
Para garantir que a informação venha da fonte certa, seja oportuna e alcance todos os membros da equipe, as organizações precisam estabelecer canais rápidos, interativos e confiáveis para alcançar todos colaboradores. Rápido e interativo significa digital – e hoje digital significa móvel. Como em muitos outros casos, uma combinação de novos procedimentos, habilidades e tecnologias é necessária para criar confiança e transparência. Isso permite que as empresas permaneçam no controle das mensagens que enviam, em vez de deixar a informação suscetível a interpretações individuais.
O endomarketing apresenta uma valiosa oportunidade para as empresas entenderem melhor sua força de trabalho e, ao fazê-lo, formarem melhores gerentes. Isso é especialmente importante para a geração do milênio, já que muitas vezes se sentem mal equipados para seus novos papéis, despreparados para resolver conflitos, negociar e gerenciar outras pessoas. Eles acreditam que não têm as habilidades leves exigidas e não são capazes de supervisionar as gerações mais velhas.
Endomarketing em Coworking
O endomarketing eficaz em um ambiente empresarial e principalmente em um ambiente compartilhado é uma força poderosa que leva a um aumento de 40% na satisfação do cliente, um aumento de 30% na lucratividade e um aumento de 36% no desempenho geral de uma empresa. Falar com os funcionários não é mais o segundo violino das comunicações externas. É uma função comercial fundamental que inspira e alinha toda a sua organização. Os profissionais de endomarketing precisam elevar o nível e colocar com confiança suas ideias na agenda da diretoria.
Uma equipe valoriza muito a transparência em suas interações com os diferentes níveis de gerenciamento, chegando a nomear o principal fator para determinar sua felicidade e satisfação no local de trabalho. Um ambiente de trabalho melhor ajudará as empresas em duas frentes: evitando altas taxas de rotatividade, atraindo novos talentos e novos profissionais em um mesmo ambiente.
Grandes marcas são construídas de dentro para fora. Comece com o ambiente interno e sua satisfação e confiança serão refletidas diretamente em seus clientes.
Em última análise, não há melhor propaganda para seu negócio do que uma equipe feliz e um ambiente onde todos estão buscando o mesmo fim: clientes satisfeitos. E aí, gostou do artigo sobre endomarketing? Como está a comunicação interna da sua equipe ou empresa? Deixe um comentário. Iremos gostar muito de ouvir você!