Pensando na melhoria e troca de experiências em diversas áreas, as startups e empreendedores, de diversos segmentos tem adotado a prática do Coworking e Meetup. Esses dois formatos facilitam o encontro de mais e mais empreendedores, facilitando o relacionamento de seus negócios com clientes, distribuidores, revendedores. Uma maneira super assertiva de reduzir custos, estimulando troca de ideias e aumentando ainda mais o seu networking.
Vamos entender qual a diferença dessas duas propostas?
Conteúdos
O que é Coworking?
O termo Coworking foi criado em 1999 pela BernieDeKoven e em 2005 passou a ser usado para descrever um espaço físico com empreendedores e profissionais de startups no mesmo ambiente, seguindo o mesmo formato do profissional que trabalha como freelancer ou home office.
O ambiente de coworking tem sido procurado cada vez mais por empreendedores brasileiros. No Brasil, o primeiro escritório de coworking foi fundado em São Paulo e atualmente conta com mais de 100 salas.
Profissionais de diversas áreas estão adotando o coworking, essa nova forma de interação, principalmente na área de desenvolvimento de software, mas não tão pouco entre comunicadores, consultores, advogados, arquitetos, etc.
Dentre as inúmeras vantagens do coworking, está a questão da redução de despesas como: água, eletricidade, aluguel, internet, telefone, sala de reunião, área de trabalho, impressoras, armários, secretária para atendimentos de ligações, e-mails. Além de compartilhar experiências com vários outros empreendedores.
Para o profissional que trabalha no formato home office, em casa, o coworking é uma excelente opção, pois nesse tipo de ambiente você terá contato direto com o mercado de trabalho, maximizando melhor seus resultados, sua disciplina e o melhor de tudo, sem ter chefes, você é o dono de seu próprio horário, do seu negócio.
O que é o Meetup?
O Meetup é uma forma mais casual de encontrar empreendedores, investidores. Nesse tipo de formato, as pessoas se encontram num espaço para falar sobre seus negócios e trocar experiências. Todos se encontram de pé, circulando no ambiente com facilidade, facilitando a passagem de todos e networking. Essa nova tendência começou no Vale do Silício. O Meetup é uma aposta para outra nova tendência.
E como é feito esses encontros?
Como um evento informal, os organizadores do encontro convidam apenas pessoas interessadas no negócio que será discutido. É um ambiente de descontração pois não tem palestras, apenas empresários discutindo assuntos atuais e pertinentes no mercado, trocando experiências e procurando um networking ou investidor.
A ideia é você ir e não se ater aqueles empreendedores que você já conhece, e sim, a outros novos empreendedores que tenham ideias que complementem as suas. O objetivo desses encontros é aumentar o networking para que no futuro você possa identificar um parceiro, um investidor, fornecedor e até mesmo alguns clientes.
O Meetup é muito utilizado por empreendedores em busca de startups, por seu um ambiente bem informal ele se torna mais atraente para esse tipo negócio. Esse tipo de evento é um grande facilitador para conhecer pessoas, e conhecer pessoas no momento que o mercado vive hoje, é uma grande tacada!
Normalmente os encontros são locais. Isso facilita a integração de empresários próximos. Quem realiza o evento também tem o cuidado de buscar para o evento ideias inovadores locais.
E então, conseguiu enxergar todas as oportunidades desses dois formatos dinâmicos de potencializar seus negócios? Compartilhe nosso artigo em suas redes sociais.