Uma ferramenta cada vez mais importante no contexto atual do mercado de trabalho, o networking vem abrindo portas para aumentar consideravelmente as chances de uma boa colocação no mercado, bem como realização de novos projetos e surgimento de oportunidade de negócios.
É sobre essa poderosa ferramenta que vamos discorrer aqui. Antes, vamos entender de onde vem o termo networking e sua importância para o sucesso pessoal e profissional.
Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. Essa rede de contatos é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.
Networking nada mais é do que a habilidade de fazer e manter contatos profissionais sólidos e que são benéficos tanto para você quanto para os outros. Este é um dos canais mais importantes para conquistar o sucesso profissional e tem ganhado cada vez mais importância no contexto atual do mercado de trabalho, ou seja, um networking ativo e eficiente pode aumentar consideravelmente suas chances no mercado.
Conteúdos
A importância de manter proximidade com sua rede de contatos
Você costuma manter uma proximidade com sua lista de e-mails, contatos profissionais do celular, redes sociais, linkedin? Se não, está na hora de rever isso e fortalecer esse relacionamento aumentando a frequência.
É muito importante pensar nesta questão, pois ter contatos não significa manter um bom networking. Do que adianta trocar cartões pessoais e não estreitar relações sólidas? Se você não se mantém ativo em seu networking, dificilmente ele surtirá efeito quando você precisar.
Por isso, tente manter proximidade com sua rede sempre que possível. Ligue, interaja nas redes sociais, troque e-mails, compartilhe. Cuidado apenas para não criar alguma situação hostil, não forçar muito a amizade a ponto de ser invasivo demais. Tenha cautela.
Segue abaixo, algumas dicas para você aumentar ainda mais seu networking, pensando em fechar muito mais negócios:
Dicas para fazer um networking mais assertivo e fechar mais negócios
1 – Se envolva em eventos ligados à sua área
Esteja sempre presente em eventos e cursos ligados à sua área de formação. Quanto mais você participar, mais chances de ser conhecido e ser reconhecido por outros profissionais você terá.
2 – Crie vínculos
O profissional também deve se esforçar para manter seu networking atualizado. Deixe a indisposição de lado e comece a ir a feiras, cursos e palestras. Nesses tipos de eventos, as pessoas estão em busca desse tipo de vínculo profissional, e não se esqueça de levar cartões de visita. Esse tipo de relação leva tempo e não pode parecer forçada. Para que você estabeleça algum vínculo com a outra pessoa ou profissional, tem que ter conexão afetiva. Cuidado para não trata-la como grande amiga por ter se encontrado com ela em apenas duas reuniões.
3 – Tenha um cartão pessoal
Tenha sempre em mãos um cartão pessoal. Ele é um instrumento que facilita a abordagem ao conhecer um novo contato e faz com que você seja lembrado com facilidade. Seu cartão deve conter o seu nome completo, profissão, telefone e email.
4 – Mantenha o seu currículo ou portfólio atualizado
Lembre-se de atualizar seu currículo ou portfólio com frequência ou sempre que agregar novos conhecimentos — seja uma mudança de emprego, de cargo, de carreira ou mesmo ao fazer novos cursos. Isso impede que você perca tempo quando precisar enviá-lo a um contato de sua rede de networking.
5 – Relação de troca
O networking é uma habilidade cada vez mais valorizada no mercado e consiste em uma relação entre profissionais. O contato que você faz através do networking não deve ser usado só na hora em que existe necessidade. A relação deve ter uma troca produtiva. É uma via de mão dupla. Buscar seus contatos apenas em momentos de necessidade pode causar uma impressão negativa. A aproximação deve ser feita de forma natural e confiável. O outro deve saber que também pode contar com você em momentos que precisa de ajuda.
6 – Tenha uma conta no Linkedin
As redes sociais têm se destacado como importantes canais de informação, com alcance rápido e instantâneo. Por isso, se você quer manter um bom networking, é fundamental que você esteja presente também no ambiente digital, principalmente no Linkedin, uma poderosa rede social focada no ambiente profissional e que amplia sua rede de contatos.
7 – Organize seus contatos
Para potencializar seu networking, é muito importante que você conheça sua rede de contatos e saiba quem é quem quando precisar solicitar ajuda de algum profissional, seja para um novo emprego ou um novo projeto.
Para isso, organize seus contatos por categoria: separe-os entre amigos, conhecidos, colegas de trabalho, profissionais de eventos e workshops, negócios, mercado, entre outros.
8 – Cuide de sua imagem e credibilidade
Para que a relação entre profissionais aconteça, é preciso transmitir credibilidade. Isso é mostrado pela postura da pessoa, seja no mundo real ou virtual. Muito cuidado com a forma com que você se mostra ao outro também pelas redes sociais. Ser imparcial às vezes é melhor para o seu networking.
9 – Seja solicito
O networking não é uma atividade exclusiva de quem procura emprego. Se você é solícito e ajuda colegas sempre que pode, esses favores irão retornar a você quando precisar.
10 – Seja paciente
Se você reencontrar algum contato importante, tome cuidado ao conversar com ele. Seja paciente e educado e não explicite seus objetivos logo no início. Converse e quando sentir segurança, aí então fale o que deseja. Aproveite sempre as oportunidades, mas na hora certa!
É importante ter a percepção que o networking funciona como uma via de mão dupla, em que deve haver a troca de informações, conhecimentos, indicações, de forma natural, pois esta ajuda mútua é o que traz os benefícios reais aos profissionais com uma boa rede de contatos.
Cuide bem do seu networking e boa sorte nos seus novos negócios! Gostou do artigo? Comente, curta e compartilhe em suas redes sociais.