Algumas ações do dia a dia podem ajudar o profissional a desenvolver a habilidade de concentração e foco. Quando as duas habilidades estão bem sintonizadas e trabalhadas, pode-se dizer que você está indo bem em suas funções profissionais.
Como estimular e aumentar a concentração no ambiente de coworking?
Primeiro, vamos entender que a concentração faz referência à capacidade do indivíduo em manter a mente focada em um único pensamento ou tarefa, gerando, consequentemente, um aumento na produtividade, clareza, foco nos objetivos, otimização do tempo e eficiência na entrega de resultados e tarefas. Esta habilidade não é nata na maioria das pessoas mas é uma habilidade que muitas empresas esperam e valorizam nos profissionais do mercado.
E num ambiente de Coworking? É possível se concentrar mais do que em casa? Esta é uma pergunta que você deve estar se fazendo.
Como manter a concentração e o foco num ambiente compartilhado onde existem profissionais de diversas áreas? É possível sim. Conheça abaixo 15 dicas para manter e aumentar sua concentração no trabalho:
Conteúdos
– Tenha organização
O primeiro passo para estimular a concentração é manter o local de trabalho organizado. Papéis, telefone, gavetas desorganizadas fazem com que o profissional diminua seu ritmo de trabalho e perca a concentração. Deixe tudo em ordem de modo que nada atrapalhe em suas funções, especialmente se você lida com papeis ou tem costume de anotar bilhetes que o farão lembrar de compromissos no dia a dia, além do mais, em um ambiente compartilhado, mesa desorganizada não é um bom layout.
– Não se perca com as redes sociais
Muito versátil seríamos se conseguíssemos fazer várias tarefas ao mesmo tempo e ainda assim manter a concentração na tarefa principal. Desligue as notificações das redes sociais e coloque seu celular no modo silencioso. Estabeleça um intervalo para acessar a internet e responder seus recados. Deixe para interagir com amigos quando estiver fora do horário de trabalho.
– Tenha autoconhecimento
Uma excelente dica para não desviar o foco é observar seu modo de trabalhar, identificando suas habilidades, seus pontos de melhoria e seus pensamentos, especialmente tentando detectar aquilo que o distrai durante o dia. Observar a si mesmo, estimulando o autoconhecimento, faz com que a pessoa se torne capaz de desenvolver ações que ajudam a eliminar as distrações.
– Assuma o controle dos pensamentos
Os pensamentos são distrações perigosas para o rendimento no trabalho. Aprenda a controlar sua mente, os problemas do seu dia a dia, as ideias inesperadas, evitando que elas prejudiquem sua produtividade. Mantenha o foco no que você precisa fazer, nos prazos de entrega e deixe de pensar em tudo que tira o foco das tarefas ou que não são pertinentes ao que você estiver fazendo.
– Estabeleça prioridades
Faça uma lista de tudo o que você tem que realizar no dia ou semana e cumpra. Com as listas elaboradas, é possível definir quais são as suas prioridades. Eleja as mais importantes e urgentes para realizar primeiro. Deixa as secundárias para depois. Não se perca nessa ordem. Esse tipo de rotina é ótimo para que saibamos o que é prioritário e o que nos distrai ou atrapalha.
– Estipule metas
Estipule suas metas com datas e horários de entrega. Desse modo você consegue realizar e entregar seu trabalho dentro do prazo. Mesmo que seu superior não tenha determinado uma data de entrega, comprometa-se consigo mesmo para fazer com que aquela tarefa seja cumprida e entregue antes do dia combinado. Evite
– Faça pausas
Fazer pequenas pausas para descansar faz bem para não perder a concentração e o foco. As pausas ajudam a descansar o corpo e a mente ao longo do dia. A técnica Pomodoro é uma excelente dica para isso. Ela estabelece um descanso de cinco minutos a cada 25 minutos trabalhados. Deixe um cronômetro ligado e, assim que iniciar sua contagem, trabalhe com o maior foco possível.
– Ouça músicas
Para muitos, ouvir música ajuda na concentração. Para outros não. Cuidado na hora de escolher a música que irá te acompanhar durante a sua tarefa diária. Escolhas as que você conheça para evitar distrações. Opte pelas instrumentais para te ajudar a manter o foco no trabalho e não na letra da música.
– Faça exercícios de respiração
Respirar fundo durante o trabalho ajuda muito. O ato de inspirar e expelir o ar dos pulmões ajuda a acalmar e a direcionar o foco para o que deve ser feito e contribui para a concentração, como afirmar os profissionais da área da saúde.
– Uma “boa noite” de sono
Dormir o suficiente. A melhora da concentração está diretamente ligada a qualidade de suas noites bem dormidas. Quem não dorme bem à noite tem dificuldades em se concentrar, conforme pesquisas. Todos nós precisamos dormir regularmente para enfrentar o dia seguinte.
– Pratique exercícios que estimulem o cérebro
Existem vários exercícios para o cérebro que são bem divertidos e ajuda você a melhorar a concentração. Palavras cruzadas, Sudoku ou até algum joguinho. Divirta-se concentrando!
– Utilize fones de ouvido
Quando for ouvir uma música, ou mesmo uma palestra ou um curso pelo computador, use fones de ouvido. Ajuda a focar no que está ouvindo, não atrapalha o colega e consequentemente, as pessoas saberão que você está ocupado naquele momento e não vão te interromper. Essa é uma dica valiosa para quem quer trabalhar tranquilo e num ambiente compartilhado.
– Faça exercícios de meditação
Antes de começar o dia, é importante que você faça um exercício de meditação. Essa prática diária é muito funcional. A meditação relaxa o corpo e a mente, diminui o estresse, aumenta a sensação de bem-estar. Ajuda a manter o foco e trazer a mente para o momento do “aqui e agora”.
– Não pule refeições durante o dia
Quem nunca ouviu dizer que trabalhar com fome gera estresse e consequentemente falta de concentração? É a mais pura verdade! Nosso corpo precisa de energia, por isso é aconselhável se alimentar nos horários corretos, dando principal atenção às refeições principais.
– Postura correta também influencia
Uma postura correta e confortável pode fazer com que seu cérebro não fique concentrado no cansaço do corpo do que no trabalho. Por isso, mantenha uma postura que vai te deixar acomodado o dia todo.
Gostou de nossas dicas de como é possível se manter concentrado no trabalho e não perder o foco? Se você não tem ainda essa habilidade de concentração, saiba que ela pode ser desenvolvida e estimulada. Fique de olho no que te tem distraído você no ambiente de trabalho e promova mudanças para não prejudicar seu rendimento.
Conte-nos o que você faz para aumentar sua concentração no trabalho. Comente suas experiências e compartilhe o artigo nas redes sociais.